Construir ou reformar uma casa ou cômodo vai além de mexer com suas estruturas físicas. Depois da parte pesada, seja quebrando ou erguendo paredes, a reforma ou construção de um imóvel segue para a etapa de acabamento, entrando em cena elementos conhecidos como revestimentos. Graças ao avanço da tecnologia, aliado a conceitos criativos inovadores, esses produtos estão muito diversificados, atendendo aos mais variados estilos de vida.
O segmento ganhou tanta importância que existem eventos internacionais, inclusive no Brasil, exclusivos sobre o tema “revestimento”. Em março, uma grande feira do setor reuniu mais de 60 mil pessoas*, entre profissionais e produtores da área de arquitetura e construção, que apresentaram soluções e discutiram tendências. Para alguns especialistas, a atividade de revestir pode ser dividida em duas grandes vertentes, considerando de um lado os produtos tecnológicos e, de outro, a volta da rusticidade nas construções.
Segundo o arquiteto Maycon Flamarion, cada vez mais as pessoas buscam por bem-estar e aconchego dentro de casa, o que parece um contraponto para toda a modernidade tecnológica do mundo atual. “Nos dias de hoje, a ostentação da decoração, está dando lugar à simplicidade e ao acolhimento. O conceito de luxo está mais próximo do simples e da possibilidade de se aproveitar melhor o tempo e o convívio com a família e os amigos”, afirma.
A indústria entendeu essa necessidade e vem trabalhando no desenvolvimento de produtos com tais características. Feitos de materiais simples e naturais, muitas vezes de forma artesanal, os revestimentos rústicos, além de serem bastante contemporâneos, contribuem para tornar os ambientes mais aconchegantes e com um toque de informalidade. “Vale ousar na mistura de materiais. Por exemplo, para criar espaços com características mais marcantes, opte pelo contraste de texturas foscas e brilhantes e tons claros e escuros”, sugere o arquiteto.
Pela versatilidade e praticidade, os revestimentos rústicos podem ser surpreendentes. Esses produtos, afirma Flamarion, são belos aliados quando o objetivo é criar espaços mais intimistas com um toque de simplicidade. É assim que os acabamentos rústicos vêm ganhando mais espaço dentro dos imóveis.
Living (Foto: Divulgação)
Living (Foto: Divulgação)
Sala de almoço (Foto: Divulgação)
Varanda (Foto: Divulgação)
Além de toda variedade de produtos existentes no mercado, outra possibilidade na horaderevestir é transformar materiais a partir de técnicas específicas. É o caso de descascar parte de uma parede. “Nesse caso, o diferencial fica por conta de descobrir, sob o reboco, tijolos assentados com texturas interessantes. Porém, após a retirada do reboco, é aconselhável aplicar um produto aglutinador de partículas, para que a parede não fique esfarelando.
No mercado existem opções de resinas incolores específicas para esse tipo de trabalho”, garante o especialista. Independentemente do estilo escolhido, o importante, antes de qualquer intervenção, é garantiruma pesquisa minuciosa que leve em conta o perfil dos moradores, além da funcionalidade e praticidade dos produtos. Por isso, a consultoria de um especialista contribui bastante para que o resultado final seja satisfatório.
Fonte: Expo Revestir
Compartilhe!
Veja também
Mistura de revestimentos valoriza cozinha integrada19/Set/201619/09/16há 4 anos Segunda-feira, 19 de Setembro de 201619/09/2016Com projeto do escritório Mestisso Arquitetura, o ambiente se tornou protagonista do apartamento de 90 m² em São Paulo Logo que pegaram as chaves de seu apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, a engenheira Daniela Kappel e o publicitário Daniel Schor perceberam que precisariam de ajuda para conseguir deixar os espaços amplos e iluminados como tanto sonhavam. Por......
Madeira? Revestimentos que imitam a textura viram moda na decoração19/Set/201619/09/16há 4 anos Segunda-feira, 19 de Setembro de 201619/09/2016Materiais que copiam madeira viram solução para diversos cômodos. Quem adora usar madeira na decoração pode contar com revestimentos que conseguem reproduzir a textura com exatidão, mas que são feitos de......