Postado em 19 de Setembro de 2016 às 15h29

Conceito rústico ganha mais espaço em revestimento de paredes

Revestimentos (3)

Construir ou reformar uma casa ou cômodo vai além de mexer com suas estruturas físicas. Depois da parte pesada, seja quebrando ou erguendo paredes, a reforma ou construção de um imóvel segue para a etapa de acabamento, entrando em cena elementos conhecidos como revestimentos. Graças ao avanço da tecnologia, aliado a conceitos criativos inovadores, esses produtos estão muito diversificados, atendendo aos mais variados estilos de vida.

Delar Acabamentos e Decorações O segmento ganhou tanta importância que existem eventos internacionais, inclusive no Brasil, exclusivos sobre o tema “revestimento”. Em março, uma grande feira do setor reuniu mais de 60...

O segmento ganhou tanta importância que existem eventos internacionais, inclusive no Brasil, exclusivos sobre o tema “revestimento”. Em março, uma grande feira do setor reuniu mais de 60 mil pessoas*, entre profissionais e produtores da área de arquitetura e construção, que apresentaram soluções e discutiram tendências. Para alguns especialistas, a atividade de revestir pode ser dividida em duas grandes vertentes, considerando de um lado os produtos tecnológicos e, de outro, a volta da rusticidade nas construções.

Segundo o arquiteto Maycon Flamarion, cada vez mais as pessoas buscam por bem-estar e aconchego dentro de casa, o que parece um contraponto para toda a modernidade tecnológica do mundo atual. “Nos dias de hoje, a ostentação da decoração, está dando lugar à simplicidade e ao acolhimento. O conceito de luxo está mais próximo do simples e da possibilidade de se aproveitar melhor o tempo e o convívio com a família e os amigos”, afirma.

Delar Acabamentos e Decorações A indústria entendeu essa necessidade e vem trabalhando no desenvolvimento de produtos com tais características. Feitos de materiais simples e naturais, muitas vezes de forma artesanal, os...

A indústria entendeu essa necessidade e vem trabalhando no desenvolvimento de produtos com tais características. Feitos de materiais simples e naturais, muitas vezes de forma artesanal, os revestimentos rústicos, além de serem bastante contemporâneos, contribuem para tornar os ambientes mais aconchegantes e com um toque de informalidade. “Vale ousar na mistura de materiais. Por exemplo, para criar espaços com características mais marcantes, opte pelo contraste de texturas foscas e brilhantes e tons claros e escuros”, sugere o arquiteto.

Pela versatilidade e praticidade, os revestimentos rústicos podem ser surpreendentes. Esses produtos, afirma Flamarion, são belos aliados quando o objetivo é criar espaços mais intimistas com um toque de simplicidade. É assim que os acabamentos rústicos vêm ganhando mais espaço dentro dos imóveis.

Delar Acabamentos e Decorações - Living (Foto: Divulgação)
Living (Foto: Divulgação)
Delar Acabamentos e Decorações - Living (Foto: Divulgação)
Living (Foto: Divulgação)
Delar Acabamentos e Decorações - Sala de almoço (Foto: Divulgação)
Sala de almoço (Foto: Divulgação)
Delar Acabamentos e Decorações - Varanda (Foto: Divulgação)
Varanda (Foto: Divulgação)

Além de toda variedade de produtos existentes no mercado, outra possibilidade na horaderevestir é transformar materiais a partir de técnicas específicas. É o caso de descascar parte de uma parede. “Nesse caso, o diferencial fica por conta de descobrir, sob o reboco, tijolos assentados com texturas interessantes. Porém, após a retirada do reboco, é aconselhável aplicar um produto aglutinador de partículas, para que a parede não fique esfarelando.

No mercado existem opções de resinas incolores específicas para esse tipo de trabalho”, garante o especialista. Independentemente do estilo escolhido, o importante, antes de qualquer intervenção, é garantiruma pesquisa minuciosa que leve em conta o perfil dos moradores, além da funcionalidade e praticidade dos produtos. Por isso, a consultoria de um especialista contribui bastante para que o resultado final seja satisfatório.

Fonte: Expo Revestir

Veja também

Mistura de revestimentos valoriza cozinha integrada19/09/16 Com projeto do escritório Mestisso Arquitetura, o ambiente se tornou protagonista do apartamento de 90 m² em São Paulo Logo que pegaram as chaves de seu apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, a engenheira Daniela Kappel e o publicitário Daniel Schor perceberam que precisariam de ajuda para conseguir deixar os espaços amplos e iluminados como tanto sonhavam. Por......
Os cobogós voltaram com tudo19/09/16Você sabe o que é cobogó? O nome inusitado, é a união das iniciais de Coimbra, Boeckmann e Góis, sócios e primeiros fabricantes no Brasil. Já a origem dos blocos vazados é secular e além mar, tem influência muçulmana. Febre......

Voltar para NOTÍCIAS